Minha idéia ao criar este blog é de compartilhar com amigos e aqueles que porventura tenham interesse, pensamentos, princípios e práticas simples que podem gerar resultados (nos diferentes papéis que exercemos na vida), mas sem perder de vista a idéia central:COLOCAR A MINHA, A SUA, A NOSSA CRIATIVIDADE EM ATIVIDADE, PORTANTO CRIATIVE-MO-NOS TODOS! Vivian Broge

domingo, fevereiro 12, 2006

Quem Somos Nós?
Domingão, fomos ao cinema assistir ao documentário que dá nome a esta postagem(What The Bleep do we Know?, 2005).
O filme coloca em discussão premissas essenciais da vida, originadas de uma análise fundamentada na física quântica, religião, psicologia e filosofia.
14 cientistas e místicos elucidam, a luz das ciências acima descritas, perguntas tais como: De onde viemos? Qual o verdadeiro sentido da vida? Como nossos pensamentos influenciam a nós mesmos e os que nos rodeiam? O que é Deus? etc..
Como já citei em outra postagem, tenho especial interesse por filosofia e ainda maior pelas potencialidades humanas, que assim como no documentário, considero pouco desenvolvidas. Apesar de discordar com parte da teoria apresentada, no que tange a existência de uma realidade criada por nós (há que ver o filme para melhor entender) concordo que o conhecimento do ser humano e suas interelações com o espaço é a verdadeira iluminação. É interessante pensar que apesar de não ter nenhum conhecimento sobre a física quântica muitas das questões abordadas já foram de alguma maneira por mim (e muitos de meus amigos) discutidas. Por exemplo, o abismo que separa a ciência dos dogmas religiosos. Estou atualmente lendo o livro Blink (M. Gladwell) que aborda o poder da cognição rápida e os mistérios do inconsciente humano. A cada página que leio e, somadas as pesquisas que estou realizando sobre inteligências multiplas aplicadas, tenho mais e mais a sensação de nada saber sobre a mente. O filme de alguma maneira explica minha angústia, dizendo que Buda ou Jesus Cristo só foram diferentes de nós por que encontraram a iluminação que só o conhecimento pode ascender. Será? Como pretensa estudiosa que sou: dúvido! E você? VB

2 Comments:

Blogger Flavio Ferrari said...

Na minha modesta opinião, ambos provavelmente encontraram e acenderam sua própria luz. Entretanto, o que os fez diferentes do resto da humanidade foi a história.

5:50 PM

 
Blogger Ernesto Dias Jr. said...

Vivian:

Há um livreco, cujo título não ajuda muito (remete a uma dessas coisas viscosas de pseudo hermetismo), chamado O universo autoconsciente de um físico chamado Amit Goswami. Não vi o filme, mas amigos já comentaram comigo e parece que foi baseado em algumas de suas idéias. Amit é um camarada sério e que tem boas relações com o Brasil. Já foi entrevistado no Roda Viva (o DVD ainda esté disponível), e cuja transcrição vc pode encontrar em http://www.saindodamatrix.com.br/archives/goswami.htm.
Como físico amador, permita-me recomendar fortemente a leitura do livro por seu grupo de discussões. Teorias à parte, é o melhor que conheço para introduzir o leigo na maluquice da quântica. Ganha fácil de várias obras de divulgação. Serve como excelente prólogo ao O universo elegante, o mais festejado do gênero.
Pode estar esgotado, mas creio que deverão reeditá-lo, quando menos não seja pelo sucesso do filme nesse público em particular.
Se quiser, posso emprestar meu exemplar por um tempo (amigo do Flávio Ferrari é meu amigo, hehe).

Abraço.

2:17 AM

 

Postar um comentário

<< Home