Minha idéia ao criar este blog é de compartilhar com amigos e aqueles que porventura tenham interesse, pensamentos, princípios e práticas simples que podem gerar resultados (nos diferentes papéis que exercemos na vida), mas sem perder de vista a idéia central:COLOCAR A MINHA, A SUA, A NOSSA CRIATIVIDADE EM ATIVIDADE, PORTANTO CRIATIVE-MO-NOS TODOS! Vivian Broge

domingo, novembro 13, 2005


FEEDBACK: UMA NECESSIDADE DO SER HUMANO

Esta semana, fui ao Chile ministrar um treinamento de Liderança. O encontro reuniu as lideranças de três países: Chile, Peru e Equador.
O modelo instrucional escolhido contemplou atividades vivenciais (sempre acompanhadas de discussões que faziam links com as atividades que desempenhamos diariamente nas empresas), exposição dialogada de conteúdo, prática de conceitos, filmes e outros recursos didáticos e ... uma AVALIAÇÃO 360 graus.
Tudo caminhava muito bem, até o momento da entrega das referidas avaliações que, em tese, deveriam ser a fotografia das percepções do chefe, pares e subordinados que de maneira menos estruturada já deveriam ser conhecidas por nós. Pois é, a humanidade caminha a passos largos na esfera da tecnologia, mas parece que a gestão de pessoas não acompanha este mesmo ritmo.
Em pleno ano 2005, com toda a oferta de conhecimentos disponíveis nos mais variados meios, ainda não somos capazes de oferecer FEEDBACK aos nossos colaboradores! Pois é, toda uma equipe prostrada diante de um feedback de baixo desempenho que nunca lhes foi dado até o referido evento. Bem, analisemos... Em primeiro lugar se toda uma equipe tem baixo desempenho o problema é o gestor, que além de não desenvolver suas pessoas, me parece compactuar com a mediocridade.
Além disto, a base de uma liderança é a comunicação e dentro desta o feedback.
Feedback é a base de todas as relações interpessoais. É o que determina como as pessoas agem, pensam, sentem, reagem em relação aos demais. Na amizade buscamos feedback..., no casamento idem..., o artista busca o feedback do público e da crítica e no trabalho nas empresas não é diferente!
A lealdade de nossos funcionários para com a organização é, em grande parte, determinada pelos retornos que as pessoas tem em relação ao seu trabalho.
Se o feedback lhe é negado será que você tomaria iniciativa em seu trabalho? Se fazer um “bom” ou “mal” trabalho propiciam o mesmo retorno, ou melhor, nenhum retorno ainda assim buscaria superação? Neste contexto, qual seria a possibilidade de você recusar uma oferta de outra empresa?
Feedback é importante para todos nós, precisamos dele para sermos mais produtivos.
O custo da ausência de feeback ou a existência somente do feedback corretivo tem um custo alto para as organizações: perda de talentos, clima organizacional desfavorável, equipes reativas ou passivas, desmotivação, baixa capacidade de inovação, etc...
Oferecer feedback eficiente (focado no reconhecimento ou na melhora de desempenho ou ainda na mudança de comportamentos) é uma das mais poderosas técnicas de comunicação. Quando desenvolvemos nossas habilidades de feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança. É esse o grande poder que detém os gestores que não somente conhecem estes conceitos básicos de liderança, mas que de fato os aplicam.
VB

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vi
Super parabéns pelo blog!!!
Foi uma idéia genial de mostrar a pessoa admirável e extremamente inteligente que você é...
Minha amiga, minha irmã, MUITO SUCESSO HOJE E SEMPRE!!
Grande beijo

7:50 PM

 

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