Minha idéia ao criar este blog é de compartilhar com amigos e aqueles que porventura tenham interesse, pensamentos, princípios e práticas simples que podem gerar resultados (nos diferentes papéis que exercemos na vida), mas sem perder de vista a idéia central:COLOCAR A MINHA, A SUA, A NOSSA CRIATIVIDADE EM ATIVIDADE, PORTANTO CRIATIVE-MO-NOS TODOS! Vivian Broge

terça-feira, fevereiro 06, 2007

A Carreira está em nossas mãos...

Com o início do ano surgem velhas e boas preocupações, tais como: planejamento, contratação de metas e rumos de carreira.
Como gestora de RH, e amiga de outros profissionais da área, frequentemente ouço pessoas de diversas empresas afirmando de modo quase inconsciente que delegam suas carreiras as empresas, já que atribuem suas insatisfações a ausência de um plano de carreira estruturado nas empresas para as quais trabalham. A verdade, é que muito se fala... mas é difícil encontrar uma companhia que o tenha de fato. Ainda assim, proponho uma reflexão, especialmente em um momento no qual, as relações empregado X trabalho X realização profissional estão sendo tão discutidas e, muitas mudanças são sugeridas. Pode o profissional depositar a empresa a responsabilidade de sua realização pessoal? Parece-me que não. Aliás, a meu ver a carreira está em nossas mãos e, por isso considero oportuno comentar que além de pensar nas metas de desempenho que irá ou já contratou para este ano, o profissional deve fazer uma reflexão que chamo de longo alcance, ou seja:
Sugiro que faça uma lista de tudo que é requerido para ser alto desempenho no cargo que você ocupa e pontue suas habilidades (demonstração da competência) para cada um dos conhecimentos ou atitudes listadas. Uma idéia também é, antes de avaliar-se, priorizar os atributos segundo a importância que tem em sua posição.
Olhe para sua carreira... É na empresa que está que você quer ficar? Por quanto tempo? Na mesma área ou em uma nova? O que de fato te motiva?
O passo seguinte será desenvolver um plano de ação pessoal para desenvolver as competências que você já tem e aquelas que precisa desenvolver para postular-se a um novo cargo... Empresa... Enfim depende do tamanho do seu sonho...
Outra coisa que creio ser importante é contemplar neste plano, ações para fortalecer naquilo que já somos bons, que frequentemente é pelo que somos lembrados. Naquilo que somos muito ruins acredito que podemos vir a ser medíocres, na média. É no que somos acima que nos diferenciamos e garantimos um lugar “ao sol”.
Ah! Relacionamento é tudo... Como anda o networking?... Que pessoas você gostaria de conhecer e podem te abrir portas para a realização na carreira? Há quem diga que é importante ter uma meta de pessoas para se conhecer em um ano. Quantos influenciadores e decisores que podem abrir portas para sua realização pessoal você conhece?
O que mais importante é termos claro o que nos faz felizes, como ampliar estes prazeres da vida contribuindo para o próprio bem-estar e, se possível, das pessoas a nossa volta.
Acredito que somos agentes de mudanças no meio em que atuamos e, porque não dizer, na sociedade, deixo então uma pergunta: Você tem claro qual é sua verdadeira contribuição à comunidade?
A meu ver a realização passa pelo auto-conhecimento e pela imaginação (um dos dons que nos diferenciam dos demais animais) e precede a ação. Boas reflexões...

1 Comments:

Blogger Flavio Ferrari said...

Para nao repetir o que voce ja disse com muita propriedade, proponho uma reflexao adicional.
Tenho observado que a preocupacao com a carreira ocupa boa parte dos pensamentos dos jovens profissionais de hoje, principalmente entre os 25 a 35 anos de idade.
Minha sugestao eh uma mudanca de foco: depreoucupar-se com a carreira e buscar a realizacao dando o melhor de si em cada momento da vida.
O sucesso serah a consequencia, ainda que o resultado possa nao corresponder ao que o senso comum reconhece como tal.

1:25 AM

 

Postar um comentário

<< Home